Escolha uma Página

Alguns procedimentos mais simples da manutenção de notebook podem ser feitos em casa pelo próprio usuário. Mas lembre-se, problemas mais complicados devem ser analisados por um técnico especializado para evitar danos maiores!

Os notebooks sofrem mais desgaste em relação aos PCs, pois são portáteis, e, portanto, acompanham mais o usuário em sua rotina diária, sendo transportado em viagens e para o trabalho, entre diversas outras situações. Por isso, manter sua manutenção em dia é muito importante para que seu notebook não te deixe na mão no momento em que você mais precisar dele.

Limpeza de arquivos temporários e lixeira

Para realizar uma limpeza desses arquivos pelo próprio Windows, vá pelo caminho Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Limpeza de Disco. Selecione, nessa janela, “Arquivos temporários de internet”, “Arquivos da lixeira” e “Arquivos baixados”. A partir daí, é só clicar em “Ok” e esperar o término do processo de limpeza.

Para uma limpeza mais aprofundada, incluindo arquivos de registro, recomenda-se um software especializado, como a ferramenta gratuita CCleaner.

Programas pesando a inicialização do seu note

Normalmente, ao instalar alguns programas, eles passam a inicializar automaticamente junto com o Windows, como o Spotify. Isso ocasiona mais peso para sua memória RAM, pois esses programas ficam sempre rodando em segundo plano, e aumenta a demora na sua inicialização.

Como o único programa que realmente precisa ter a inicialização automática no logon do Windows é seu antivírus, para um bom desempenho, é crucial excluir todos os outros. Para fazer isso, basta clicar no campo de pesquisa, digitar “msconfig” e apertar Enter.

Desmarque todos os programas desnecessários para a inicialização do seu computador, deixando apenas os essenciais para seu uso. Depois, clique em “Aplicar” e “Ok”. Está feito!

Programas para proteger seu notebook de vírus e outras pragas virtuais

Seu computador, principalmente se o sistema operacional for Windows, precisará de proteção contra as ameaças virtuais. Portanto, é preciso verificar sempre como está seu antivírus, se a licença não expirou e se as varreduras e atualizações estão sendo feitas.

Além do antivírus, um antimalware também é de grande utilidade. Por isso, recomenda-se que se baixe um programa como o Malwarebytes Anti-Malware, que é uma ferramenta específica para detecção desse tipo de ameaça virtual.

Mas lembre-se de que nunca se deve usar mais de uma ferramenta antivírus na mesma máquina, pois as detecções e itens em quarentena dos dois programas entrarão em conflito.

Troca de bateria

Se você cuidou bem do seu notebook, a bateria será o primeiro componente a estragar. Isso porque elas têm um ciclo de vida útil de aproximadamente 3 anos. Fique atento ao modelo de seu notebook. Normalmente, essa informação e o número de série ficam disponíveis em um adesivo, na parte detrás do aparelho. É com esses dados que você solicitará a bateria para nossa assistência técnica.

Uma dica é comprar uma bateria 7800 mAh, pois elas podem dar até 77% de autonomia a mais do que as de 4400 mAh. Verifique se há essa opção para o seu modelo de notebook.

Para reparos de problemas mais sérios, é essencial levar seu notebook a uma assistência técnica especializada como a Conserta Smart Barra. Manutenção de notebook demanda experiência do técnico e ferramentas adequadas, portanto, não corra o risco de estragar seu aparelho aventurando-se em consertá-lo.

Fonte: Blog Impacta.